Seguindo o blog

Postagem em destaque

PERFUME DE MULHER - Soneto

Tu que tens os aromas e as cores Da beleza que invade meu querer Adornada em paisagens de amores Adentrando o oasis do meu ser....

quarta-feira, 12 de junho de 2013

APRENDER E ENSINAR

                         

Olá pessoal, tudo bem?

Pessoal, eu quero tratar de um assunto aqui com vocês, que não é necessariamente sobre poemas, mas que engloba, não só a poesia de modo geral, mas também todo tipo de assunto.

Eu tenho  notado, mais precisamente no youtube, que existe muita gente que consegue fazer um bom trabalho. Acontece, que o número de usuários do youtube cresceu muito nos últimos anos e entre os que trabalham bem, existem também os trabalham mal. O resultado disso, é uma enorme poluição áudio visual,
o que acaba prejudicando, em parte pelo menos, àqueles que trabalham bem.

Quando procuramos algum vídeo sobre blogs, por exemplo, ou sobre outro assunto qualquer, aparecem muitos, mas uma grande parte  deles são muito mal feitos, e por diversas razões. Alguns gostam de enfeitar, colocar efeitos especiais e tudo o mais, porém as explicações são horríveis, e boa parte deles atrapalham mais do que ajudam. Em grande parte, a má qualidade se deve principalmente á falta de preparo por falta de quem faz, pois muitos deles são feitos por adolescentes, que não ligam muito pra estética, nem tão pouco com a forma de expressão.

De nada adianta um vídeo cheio de recursos, efeitos especiais e coisas do tipo, se a pessoa não souber explicar o que está fazendo, já que o mais importante de tudo é a mensagem e nem tanto a aparência dela..Para uma pessoa adulta, que ainda esteja começando, compreender trabalhos como esses, é uma tarefa quase impossível.

Como sabemos, os jovens aprendem tudo rapidamente e com muita facilidade, mas, uma coisa é aprender e outra, totalmente diferente, é ensinar o que sabe. Não basta ter boa vontade ou mesmo saber tudo sobre o assunto. Quando se trata de repassar conhecimentos, é preciso expressar de forma que as pessoas entendam. Em outras palavras, é preciso saber transmitir o que aprendeu.

Em minha experiência pessoal, eu tive o privilégio de trabalhar como professor de ensino médio durante um ano.  Para mim, foi uma das experiências mais gratificantes que já tive, onde eu aprendi a conciliar a tarefa de aprender e de ensinar, ao mesmo tempo.

 Eu costumava comparar as diferenças entre meus professos, observava os métodos de cada um deles, a maneira como eles explicavam as questões, e, principalmente quando eles tinham dificuldades em repassar determinadas matérias ou assuntos. Eu achava aquilo tudo fascinante.

Eu lembro de um professor matemática, que tinha uma enorme dificuldade em transmitir suas aulas. Não porque as aulas fossem difíceis de entender, mas porque faltava uma coisinha chamada  versatilidade, que, nesse caso,  pode ser entendida como a capacidade de agilizar a expressão, onde a pessoa pode explicar a mesma coisa, usando palavras diferentes.   Quem achar que saber ensinar é simplesmente chegar e dizer que 2 + 2 = 4, está totalmente enganado. Em certos momentos é preciso dizer o " por que, e essa é uma condição que, inevitavelmente, irá acontecer, mais cedo ou mais tarde.

Esses fatos aconteceram há muitos anos  mas, atualmente,  esse mesmo problema continua e, diga-se de passagem, muito pior do que antes, Como todos sabem, a má formação e falta de capacitação dos professores é um problema gravíssimo, principalmente por falta de apoio, não só governamental, mas também da nossa própria sociedade.

Mas, voltando ao assunto. Com relação ao youtube, claro que tem muito material bom também, não há dúvidas. O problema é que  esse material bom, às vezes, é difícil de encontrar devido a grande quantidade de postagens existentes, pois como sabemos, o youtube tornou-se um dos maiores sites de compartilhamentos da internet. E, já que esse blog fala principalmente sobre poesias e coisas do gênero, no youtube se encontra também uma grande quantidade de material sobre esse assunto.

Então, eu quero deixar algumas dicas  aqui pra vocês, que servem tanto para quem gosta de poemas, quanto para outros assuntos  Até porque algumas pessoas me pedem dicas sobre blogs e  que envolvem não apenas poemas, mas todo tipo de assunto e eu vou tentando ajudar na medida do possível

Então, minhas dicas são exatamente sobre a utilização do youtube e o quanto ele pode ser útil em suas pesquisas.

Então vamos lá.

Primeira dica: Pesquisar vídeos

Quando você for pesquisar sobre alguma coisa no youtube,  você começa fazendo a pesquisa do assunto que lhe interessa. Escreva  o nome do assunto na caixinha e click em pesquisar. Então vai abrir a página com todos os vídeos relacionados ao assunto que você pesquisou, certo? Muito bem. Observe na lista quais os vídeos que podem conter o assunto que lhe serve. Daí, escolha o primeiro vídeo e coloque pra abrir em uma aba, ou janela separada, mantendo a primeira página em seu lugar. Veja uma parte do vídeo aberto e se ele contiver o assunto que você quer, coloque ele pra baixar. Volte á lista na primeira página e escolha outro. Faça a mesma coisa que fez com o anterior e vá fazendo assim com os demais, até que você consiga o material que precisa.

Segunda dica: Baixar vídeos

Em nossas atividades, sempre há algum material que precisamos consultar com muita frequência, seja qual for o assunto de que tratamos. Então é conveniente que você mantenha esse material sempre a disposição em seu computador, quer sejam vídeos ou outro material qualquer. .No caso de vídeos do youtube, procure baixar todos aqueles que você vai usar frequantemente, assim eles estarão disponíveis, independente de você estar conectado á internet. ou não.

Terceira dica: Criar um canal no Youtube

O youtube é uma excelente fonte de informações, seja de qual assunto for. Então, qualquer assunto que você esteja querendo pesquisar, utilize-o como uma das fontes principais, e, caso seja necessário, procure por sites especializados no assunto que você procura. Assim, você encontrará não apenas vídeos mas também material gráfico, como textos e imagens. Em seu canal no youtube, você poderá organizar melhor o material de que precisa.

Quarta dica: Pesquisar listas de reprodução

Esta dica é muito importante e certamente o ajudará muito em suas pesquisas. Muitos usuários do youtube, que são mais organizados, costumam criar listas de reprodução de vídeos expostos ao público, que podem ser próprios ou de outras pessoas. Essas listas são extremamente úteis, pois reúnem muita informação sobre o mesmo assunto, em um único local, facilitando assim sua utilização quando precisar deles. Algumas dessas listas, são cursos inteiros, que os criadores disponibilizam ao público, gratuitamente. Geralmente, são materiais de boa qualidade, feitos por pessoas ou empresas, que trabalham com seriedade.

Quinta dica: Crie suas próprias listas de reprodução

Esta dica também é de suma importância e complementa a anterior. Em seu canal no youtube, você mesmo pode criar suas listas, mesmo que você não tenha vídeos próprios. Primeiro, crie uma lista vazia, em seguida vá adicionando nela, os vídeos que você for encontrando que sejam do seu interesse.Criar a lista é muito simples, mas caso não saiba como fazer isso,  entre em contato comigo que eu explicarei.

Sexta dica: Organize suas listas

À medida que você for encontrando vídeos, você vai perceber a necessidade de organizar Então você pode criar várias listas, uma para cada assunto, adicionando cada vídeo na lista correspondente. Todo esse material ficará lá mesmo no youtube, salvo em seu canal e você poderá utilizá-lo sempre que precisar,  ou poderá baixar para seu computador sempre que julgar necessário.

Bom, essas foram as dicas que, como eu disse, se encaixam em todo tipo de assunto. Sobre outras questões abordadas por alto nesta postagem, se você quiser saber de mais detalhes,  visite meu site Portal Center Place. Lá você encontrará informações sobre web em geral e informática básica, dirigidas especialmente para adultos que não tiveram oportunidade de começar antes, mas que estão começando agora..

Estarei disponibilizando dicas e informações sempre que for possível, principalmente para iniciantes e sempre que precisar de alguma ajuda nesse sentido, não exite em me contactar, lá mesmo no site, ou aqui no blog,  pois terei prazer em ajudar, caso esteja em minhas possibilidades.

Um grande abraço a todos e muito bos sorte!

 Portal Center Place - www.centerplace.com.br/portal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário